Bote Fé - Campo de Marte São Paulo/SP
18 de setembro de 2011

 

 

Clique aqui para visualizar o vídeo na integra.


 
   

..

Participação SIB/IESA

 

ENRAIZADOS E EDIFICADOS EM CRISTO, FIRMES NA FÉ.
(São Paulo)

O que é o Dia Mundial da Juventude?
“A Jornada Mundial da Juventude é um grande encontro de jovens de todo o mundo em torno do Vigário de Cristo. É um excelente meio de evangelização da Igreja, que, por intermédio destas Jornadas, continua a anunciar a mensagem de Cristo aos jovens. O JMJ é um esforço evangelístico no qual a Igreja exprime a sua preocupação permanente para a juventude. Todos os jovens devem sentir-se cuidados pela Igreja, para isso, toda a Igreja, em união com o Sucessor de Pedro, deverá sentir-se cada vez mais comprometida em todo o mundo,em prol dos jovens (…) para corresponder às suas expectativas, comunicando-lhes a certeza de Cristo, a verdade que é Cristo, o amor, que é Cristo através de formação adequada, que constitui uma condição necessária e actualizada da evangelização “. (João Paulo II, Discurso ao Colégio dos Cardeais, 20 de Dezembro de 1985)
Quais são os objetivos da JMJ?
O objetivo prioritário da Jornada Mundial da Juventude é informar a todos os jovens do mundo a mensagem de Cristo. É uma iniciativa da Igreja evangelizadora, com uma grande dimensão ecumênica. Portanto, a JMJ propõe-se a cumprir  a evangelização de todos, apresentar Cristo aos jovens do nosso tempo.
Quando e onde será realizada a JMJ?
A JMJ será realizada entre os dias 16 e 21 de agosto deste ano em Madri, capital da Espanha. Para inscrever-se, acesse o site da JMJ (http://www.madrid11.com/pt/inscribete) e confira os pacotes disponíveis, vale lembrar que a inscrição é gratuita e os gastos referem-se à alojamento, refeições, etc.
Estatísticas de inscrição
Numero total de inscritos: 260.810
Numero total de participantes nos dias nas Dioceses: 145.582
Dados actualizados em 04-02-2011
Fonte: http://www.paroquiadegloria.org/noticias/jornada-mundial-da-juventude-2011-madrid/

 

Juventude - Sinal de Vida e Esperança.

 

No dia 22 de junho, a Casa Bethânia recebeu 37 jovens para um encontro de verdadeira amizade e valores cristãos.

Os jovens participaram com alegria e entusiasmo das atividades propostas.

Na recepção havia uma tenda e a beleza deslumbrante do mar possibilitou encantamento, contemplação e transcendência .

“Conhecerás a paz em tua tenda, onde nada te faltará”.

Jó , 5,24

No silêncio, na paz e com o irmão vento acompanhante do encontro, foi celebrada a santa missa pelo Pe. Savino.

Postura de reflexão, marcou o desenvolvimento do tema do encontro “Valeu, Zaqueu”.

Oficinas: escultura, expressão corporal, pintura, música e teatro.

Os jovens trabalharam e apresentaram com empenho suas expressões de arte.

 

Na Paz e no Bem, retornaram para suas casas, com a semente da palavra do Senhor no coração.

 

 

Amor franciscano

Coral Stella Maris
Clique aqui..

Quem diria que um homem que viveu há mais de 800 anos viesse a ser referência fundamental para todos aqueles que procuram um novo acordo com a natureza e que sonham com uma confraternização universal? Este é Francisco de Assis (+1226). Nele encontramos valores que perdemos como o encantamento face ao esplendor da natureza, a reverência diante de cada ser, a cortesia para com cada pessoa e o sentimento de irmandade com cada ser da criação, com o sol e a lua, com o lobo feroz e o hanseniano que ele abraça enternecido.

Francisco realizou uma síntese feliz entre a ecologia exterior (meio ambiente) e a ecologia interior (pacificação interior) a ponto de se transformar no arquétipo de um humanismo terno e fraterno, capaz de acolher todas as diferenças. Como asseverou Hermann Hesse: "Francisco casou em seu coração o céu com a terra e inflamou com a brasa da vida eterna nosso mundo terreno e mortal". A humanidade pode se orgulhar de ter produzido semelhante figura histórica e universal. Ele é o novo, nós somos o velho.

O fascínio que exerceu desde seu tempo até os dias de hoje se deve ao resgate que fez dos direitos do  coração, à centralidade que conferiu ao sentimento e à ternura que introduziu nas relações humanas e cósmicas. Não sem razão, em seus escritos a palavra "coração" ocorre 42 vezes sobre uma de "inteligência", "amor" 23 vezes sobre 12 de "verdade", "misericórdia" 26 vezes sobre uma de "intelecto". Era o "irmão-sempre-alegre" como o alcunhavam seus confrades. Por esta razão, deixa para trás o cristianismo severo dos penitentes do deserto,  o cristianismo litúrgico monacal, o cristianismo hierático e formal dos palácios pontifícios e das cúrias clericais, o cristianismo sofisticado da cultura livresca da teologia escolástica. Nele emerge um cristianismo de jovialidade e canto, de paixão e dança, de coração e poesia. Ele preservou a inocência como claridade infantil na idade adulta que devolve frescor, pureza e encantamento à penosa existência nesta terra. Nele as pessoas não comparecem como "filhos e filhas da necessidade, mas como filhos e filhas da alegria" (G. Bachelard). Aqui se encontra a relevância inegável do modo de ser do Poverello de Assis para o espírito ecológico de nosso tempo, carente de encantamento e de magia.

Estando certa vez, no dia 4 de outubro, festa do Santo, em Assis, naquela minúscula cidade branca ao pé do monte Subásio, celebrei o amor franciscano com  o seguinte soneto que me atrevo a publicar:

Abraçar cada ser, fazer-se irmã e irmão,
Ouvir a cantiga do pássaro na rama,
Auscultar em tudo um coração
Que pulsa na pedra e até na lama,

Saber que tudo vale e nada é em vão
E que se pode amar mesmo quem não ama,
Encher-se de ternura e compaixão
Pelo bichinho que por ajuda clama,
   
Conversar até com o fero lobo
E conviver e beijar o leproso
E, para alegrar, fazer-se de joão-bobo,

Sentir-se da pobreza o esposo
E derramar afeto por todo o globo:
Eis o amor franciscano: oh supremo gozo!

 

Leonardo Boff
Teólogo e professor emérito de ética da UERJ

 

 

 

JOVENS PELA VIDA

 

Com o objetivo de despertar no jovem, o encantamento pela vida e causas de Deus e possibilitar a experiência da fraternidade e da solidariedade, formando-o para ação e para a cidadania, Irmãs Lourdes Maria Trombeta, Iara Saraiva e Matilde Neves Pereira realizaram encontros com adolescentes dos 6º, 7º , 8º , 9º anos e Ensino Médio, da Escola Municipal Santa Cruz (localizada no Município de Aracruz – Bairro: Santa Cruz – Espírito Santo) e do Colégio Julite (localizado no Fundão – Bairro: Praia Grande - Espírito Santo).

Os alunos foram recebidos em um ambiente preparado, especialmente, para a reflexão, ao som de uma mantra.

Após a apresentação das irmãs e de um momento de reflexão, os alunos interessados, receberam um convite para aprofundamento e conhecimento maior, sobre o trabalho realizado.

.....