SIB Colégio São Miguel
Ladário / MS

 

Em 12 de fevereiro de 1940, as Irmãs M. Gertrudis Lang, M. Sigisberta Weidelener e M. Amata Denninger, partiram de São Paulo para assumir a missão em Ladário, MS.

Desde o início, as Irmãs foram sempre bem atendidas pela Marinha, unidade militar, do Sexto Distrito Naval, para defesa da fronteira com a Bolívia e o Paraguai.

Neste mesmo ano, iniciaram as atividades escolares, com 140 alunos do Curso Fundamental e curso de bordados e pintura para jovens. Um curso de corte e costura funcionou até 1960. Além das aulas de ensino religioso no colégio, as Irmãs se dedicavam à catequese com crianças, na paróquia.

A escola foi reconhecida, oficialmente, pelo Estado, em 23 de agosto de 1941 e em janeiro de 1942, o prédio da escola foi doado pela Prefeitura local, passando a pertencer à Sociedade de Instrução e Beneficência.

O trabalho social com as famílias pobres era uma constante no serviço à comunidade. Já em 1944, prepararam uma significativa comemoração de Natal com muitos donativos para 250 crianças pobres.

No decorrer dos anos, muitas reformas e novas construções se tornaram necessárias, para melhor atender aos alunos, que procuravam o colégio.

Em 1972, num convênio firmado com o Estado, o Colégio São Miguel deixou de ser escola particular, mas, continuou a ser dirigida e orientada pelas Irmãs, dentro dos princípios educacionais cristãos. Em 1998 passou novamente a funcionar em caráter de escola particular.